Conferência de imprensa - Dia 6 de Novembro de 2008
AICA - Congresso Internacional de Turismo Madeira

“O Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Ilhas”

 

cartaz

Este congresso irá decorrer na Cidade do Funchal, mais concretamente no Auditório do Museu de Electricidade “Casa da Luz”, nos dias 4 e 5 de Dezembro do corrente ano. É promovido pela Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), com a colaboração da Universidade de Aveiro e do Instituto de Desenvolvimento Regional.

Tem por objectivo a reflexão sobre o fenómeno turístico a nível das ilhas, nos vários pontos do Mundo. Para o efeito foram convidados 14 especialistas e Investigadores na área do Turismo de vários países do mundo, nomeadamente do Canadá, Brasil, Reino Unido, Itália, Índia e Portugal, bem como das Ilhas Canárias, Açores e Madeira.

Com a realização deste congresso estamos a cumprir parte do Plano de Actividades da AICA.

 

 

 

 

 Atendendo a que a Região Autónoma da Madeira é uma região turística por excelência, onde o sector do turismo é considerado o “motor” do seu desenvolvimento, contribuindo com 30 % para o PIB e empregando cerca de 15 % da população activa, a Direcção da AICA considerou que o primeiro congresso seria sobre o Turismo em Ilhas. 

Quanto ao tema, pensamos que este é importante, pois a abordagem do mesmo pretende dar contributos para a arquitectura da implementação de um desenvolvimento sustentável do turismo. Pois, os recursos das ilhas são mais limitados, e por isso, torna-se imperioso que o planeamento dos recursos naturais esteja em sintonia com o planeamento do uso do território, sendo o turismo um componente primordial no respectivo ordenamento.

Neste congresso, teremos a oportunidade de assistir a algumas abordagens que se direccionam e fundamentam esta perspectiva. Refira-se desde logo as intituladas de “Planeamento do Turismo e Análises do Ciclo de Vida: Uma aplicação às ilhas da Madeira e de Fernando Noronha”, “Estratégias de Inovação e Sustentabilidade em Ilhas”, “Elaboração de diagnósticos de gestão tecnológica para um desenvolvimento sustentável do sector turístico”e “Planeamento da Urbanização e do Turismo em Retrospectiva: Análises Interdisciplinares”.

 


A inscrição para participar no congresso pode ser feita on-line no site aica-madeira.org ou na sede da AICA, sita à Rua do Esmeraldo nº 41, 1º andar.


Funchal, 6 de Novembro de 2008

A Direcção da AICA